Pages

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Quem bate? É o frio!

Com as temperaturas baixas dos últimos dias, muita gente desenterrou os cobertores e edredons dos armários. Homens, mulheres e crianças passam a se vestir de maneira mais elegante, e principalmente as mulheres apostam em modelitos mais refinados para enfrentar o inverno.

Toucas, luvas, cachecóis. Elementos que não podem faltar ao sair de casa e enfrentar as ruas geladas de Maringá. Na madrugada de ontem, os termômetros registraram 2,3ºC. Para quem trabalha durante o período noturno, enfrentar o frio é mais um obstáculo a ser vencido – nessa situação se encaixam muitos dos personagens que passaram pela vida dos estudantes de jornalismo do terceiro ano: frentistas, coletores de lixo. Nessa, embarcam também os que levam a sério o ditado que “Deus ajuda quem cedo madruga”, como os feirantes, cortadores de cana, cuidadores de idosos e bombeiros.

Falar que sofrer com a exposição às baixas temperaturas é fácil. Na madrugada de ontem, o morador de rua Darci Rosa da Silva tentava controlar a temperatura do corpo com a ajuda do tapete de um hospital de Maringá. O serviço de abordagem recolheu 22 pessoas que estavam passando frio e perambulavam pelas ruas e avenidas da cidade. É geralmente nessa estação que muitos usuários de drogas procuram ajuda - cabe a nós interpretar se é por força de vontade de reconstruir a própria vida ou simplesmente fugir do frio.

Segundo o secretário da Sasc, Ulisses Maia, a equipe de abordagem de rua vai ter mais trabalho durante os dias do inverno: o atendimento, que antes era feito até as 23h, será integral, atendendo a população durante 24h. Mais trabalho para os educadores de base a partir de agora.

Foto: Ana Luiza Verzola

Nenhum comentário:

Postar um comentário