Pages

sábado, 11 de junho de 2011

Elas no comando...




Que "elas" tem um jeitinho especial de resolver qualquer situação, isso é fato. Ynaiti, aos 21, além de resolver problemas cotidianos, comanda um batalhão onde 98% das pessoas, são homens. Tenente à um ano, ela mostra que tem jogo de cintura, pra colocar "ordem". Tudo é feito com delicadeza. E pra quem pensa que a profissão é coisa apenas para os homens, está enganado. Com as unhas feitas, brincos delicados , feminilidade à mostra e atenção redobrada, ela faz tudo com tanta eficiência quanto eles.
Em meio a nossa visita, pela corporação, Ynaiti tira cada dúvida que nos surge e conta que o preconceito ainda existe, mais que a oito anos a mulher conseguiu um espaço no Corpo de Bombeiros. " Antes só homens podiam participar da corporação. Mas todos viram o cuidado e a capacidade que nós temos", diz ela.
E diferentemente do que todo mundo pensa, não é a farda e as botas de aparência "pesada" que fazem com que "elas" se transformem. "A mulher quando entra em uma corporação seja no Corpo de Bombeiros, ou na Polícia Militar, não precisa deixar de ser feminina. Ai é que temos que mostrar que embora sejamos mais frágeis que os homens em certos pontos, e visivelmente temos certas limitações físicas, conseguimos fazer o nosso trabalho com excelência." Completa a Tenente Ynaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário