Pages

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Equoterapia

Como na matéria original eu falo um pouco sobre "equoterapia", resolvi explicar um pouco melhor esse método que melhora a qualidade de vida de tantas pessoas. A definição segundo a Associação Nacional de Equoterapia é a seguinte:

É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.

Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilibrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima.

PRATICANTE DE EQUOTERAPIA:

é o termo utilizado para designar a pessoa com deficiência e/ou com necessidades especiais quando em atividades equoterápicas. Nesta atividade, o sujeito do processo participa de sua reabilitação, na medida em que interage com o cavalo.


Fonte: http://www.equoterapia.org.br/equoterapia.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário