Pages

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Trabalho reconhecido

Tratadores são a base do sucesso de animais na ExpoZebu

São 800 profissionais espalhados pelo parque Fernando Costa

Estela Facchin | Uberaba (MG)

Para que o espetáculo na pista seja impecável, o trabalho dos tratadores é fundamental. São 800 profissionais espalhados pelo parque Fernando Costa na 77ª edição da ExpoZebu.

A responsabilidade da limpeza das baias, do tratamento de beleza das estrelas e até a condução do desfile na pista, é dos tratadores. Tudo tem de estar perfeito na hora da apresentação. E por isso que cada título é muito comemorado pelos profissionais.

Durante os intervalos e momentos de descanso, os tratadores ficam em barracas, todas enfileiradas junto dos animais. O tratador Hildevaldo Brito Leal conta como se acomodam nos 13 dias de acampamento.

– Dormimos na cama tatu, se chama assim porque parece um tatuzinho. Ali tem tudo, tem necessaire e tudo. Nós também nos cuidamos. Trazemos carregador de celular, ventilador, protetor solar. O que couber, fica na barraca. O restante, acomodado em baús – conta.

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) distribui este ano kits de higiene e prevenção aos tratadores. Sabonete, creme dental, escova, toalha, e preservativos.

– Atualmente a gente tem que se prevenir. Eles se preocupam com a nossa segurança e higiene, para parecermos bem – diz o tratador Celso Britto.

Na hora do almoço o tratador Celso Ataliba é quem coordena a comida. Ele é o cozinheiro oficial dos colegas há 15 anos.

– É tudo improvisado, o espaço é pequeno, a gente dá um jeitinho e acaba dando certo. Os colegas dizem que o tempero é bom – conta.

Após o lanche os profissionais descansam em redes e ainda dá tempo de ver aquele programa preferido na televisão.

– Aproveitamos que tem um intervalo de 40 minutos e descansamos um pouquinho a cabeça – explica o tratador Geraldo Carvalho.

Fonte: http://www.canalrural.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&id=3299620&action=noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário