Pages

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Uma questão de empreendedorismo [2]

Uma das qualidades mais impressionantes de um empreendedor é a capacidade de enxergar oportunidades no mercado que a maioria das pessoas não consegue ver, ter um diferencial competitivo que ninguém mais pode oferecer. Entre os feirantes, Roberto Koyama não está sozinho.

Outro egresso da feira que acabou criando uma franquia famosa foi Cezar. Hoje, quem é de Maringá não consegue pensar em pamonha sem associar o produto ao nome dele. No início da década de 1990 ele participava de feiras livres, como a Festa da Uva Fina de Marialva e a Feira do Produtor, de Maringá, servindo os mais variados produtos que o milho pode oferecer: pamonhas doces e salgadas, com ou sem queijo, cural, bolo de milho...

Foi em 1999 - coincidentemente o mesmo ano que a franquia "Roberto's Pastel" começou oficialmente - que Cezar decidiu migrar da Feira do Produtor e abrir a primeira loja "Pamonhas do Cezar", na Av. São Paulo, próxima ao Shopping Avenida Center.

Hoje a franquia está consolidada. Novos produtos foram incorporados aos tradicionais da feira, como a pamonha de panela, a panqueca, a sopa de milho, o suco de milho, entre uma infinidade de pratos e sobremesas. Atualmente, até mesmo refeições podem ser adquiridas no local - e novamente, imaginamos que explorar um nicho gastronômico maior é mera coincidência entre Roberto e Cezar.

Outra peculiaridade: as pamonhas do Cezar hoje podem ser compradas em supermercados, congeladas, cabendo ao consumidor apenas esquentar o produto antes de comer. Foi uma verdadeira revolução na arte de vender (e comprar) pamonhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário