Pages

sábado, 18 de junho de 2011

Profissões Semelhantes

Sábado, finalmente! O começo de mais um fim de semana. E o dia que a Feira do Produtor apresenta mais uma peculiaridade: horário de início.

Ao contrário do que acontece nas quartas-feiras, onde todas as barracas devem começar a vender juntas em um horário pré-estipulado, aos sábados essa regra não existe. Conforme os feirantes forem chegando e as barracas forem armadas, o comércio no estacionamento do Willie Davies está liberado!

Pensando a respeito, acredito que é na manhã de sábado que as profissões de repórter e feirante mais se aproximam. Afinal, tanto em nossa profissão quanto na deles, neste caso, quem chega primeiro tem a preferência, consegue uma ligeira vantagem em relação aos concorrentes.

Outra característica que compartilhamos, desta vez principalmente com os feirantes da Feira do Produtor: vivemos do produto criado a partir do nosso trabalho. Vendemos um produto (ou serviço) criado por nós como profissionais. No ramo, nada é comprado para ser revendido.

No entanto, e felizmente, temos uma diferença capital nessas profissões. No jornalismo, conquistamos o livre exercício da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa. Na feira, as tradicionais gritarias de outrora e o anúncio verbal dos produtos foram proibidos. E com razão. É justo para todas as barracas, ao passo que contribui consideravelmente para evitar a poluição sonora no ambiente e permitir que os clientes façam compras mais sossegados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário