Pages

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Uma questão de empreendedorismo

A principal atividade das feiras é o comércio, a compra e venda de produtos. No entanto, a feira também é um rico manancial para analisar o mercado e treinar o empreendedorismo.

Há mais de 40 anos atrás, Toshinobu Koyama vendia pastéis nas feiras livres da cidade. Foi durante os anos de feira que o imigrante japonês desenvolveu a receita daquela que seria uma das massas de pastel mais prestigiadas da cidade.

Aos poucos, o empreendimento começou a crescer para além da barraca de pastel, além da feira do produtor. No início da década de 1990, as massas de pastel de Koyama ganharam as prateleiras dos mercados, produto que foi muito bem aceito pelos consumidores.

Em 1999, “Roberto” Toshinobu Koyama inaugura a primeira franquia do “Roberto's Pastel”, fora das dependências da feira, um estabelecimento independente. A franquia de pastéis foi um sucesso absoluto. As massas eram produzidas em escala industrial e os pastéis eram feitos com recheios selecionados.

Surgiu também a estrutura do quiosque de dois andares que seria uma das marcas registradas da franquia. O primeiro piso era semelhante a uma barraca de pastel de feira, atendendo os clientes no balcão. Em cima, no segundo andar, ficava a cozinha, onde os pastéis eram montados na hora, com total organização e higiene.

A gastronomia, aliás, provou ser um ótimo negócio para a família. Além do “Roberto's Pastel”, eles também criaram o “Matsuri”, restaurante de gastronomia oriental. Em Maringá, cidade onde o empreendimento surgiu, os dois estabelecimentos coexistem no mesmo espaço, na Av. Tiradentes, no centro, próximo ao Parque do Ingá. Ao todo, são 7 franquias do “Roberto's Pastel” na cidade, além de um quiosque em Paranavaí e um em Londrina, e a marca tornou-se sinônimo de pastel de qualidade.

A tradição do pastel de feira também não foi deixada de lado pela família. A barraca de pastel mais visitada da Feira do Produtor, entre as avenidas Herval e Prudente de Moraes, pertence a um sobrinho de Roberto Koyama.

Este não é o único caso de empreendedorismo que partiu da feira. Mas isso fica para outro dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário