Pages

domingo, 19 de junho de 2011

Os sete pecados capitais do serviço de Garçom

Algumas falhas dos funcionários de um restaurante podem prejudicar ou afundar um almoço de negócios, veja abaixo algumas delas:
Falhas leves
FALTA DE UM SORRISO NO ROSTO Receber um cliente com a cara seria ou amarrada pode ser o início de uma relação conflituosa e infeliz. É o garçom quem deve dar o primeiro passo para a comunicação correr bem.
EXCESSO DE ZELO E ANIMAÇÃO Garçons que dão tapinha nas costas dos clientes, fazem piadas freqüentes na mesa, não saem do seu lado e querem saber o que você achou de cada refeição podem ser bem indigestos.
Falhas médias
FALTA DE SOCORRO NA CHEGADA Entrar em um restaurante é sempre um momento tenso: você está em um ambiente que não conhece, recebe a atenção de todos do salão ao passar pela porta e solta qualquer olhar desesperado em busca de alguém para lhe estender a mão. Quando o socorro demora a brigada do restaurante entra na lista negra do cliente. Quando um garçom passa na sua frente e finge que não vê, a falha se torna eliminatória.
DESCONHECE O QUE VENDE Um dos papéis do garçom é tirar duvidas sobre o cardápio. Quando o profissional não domina a composição do que vende, o cliente tem duas opções: usar o garçom como garoto de recado na comunicação com a cozinha ou pedir o prato no escuro.
ESQUECER SEU PEDIDO Sem comentários.
Falhas eliminatórias
BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE A refeição tem momentos cruciais: receber os cardápios, fazer os pedidos, ter as louças retiradas no final, etc. Se o garçom precisa ser procurado nessas fases a situação é grave.
CONTRARIAR O CLIETE DE FORMA DESELEGANTE Transferir a culpa de algo para o cliente ou contestar uma impressão dele sobre o prato de forma insensível é pedir cartão vermelho. 
Fonte: http://www.manualecursos.com/garcompecados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário