Pages

sábado, 4 de junho de 2011

Nem tudo são sacolas...

A profissão é complicada tanto para quem trabalha diretamente com a coleta de lixo, quanto para quem conduz o grande caminhão verde, tão visto pelas ruas de Maringá. Para quem não acompanhou as últimas notícias da coleta de lixo da cidade, um acidente com o caminhão da coleta chamou a atenção. O veículo rachou ao meio enquanto voltava para o aterro. Para o Sindicato dos Servidores de Maringá (Sismmar), o acidente pode ser considerado como grave.

Em nota, o Sindicato publicou no blog:


"As imagens que você está vendo é de um caminhão da coleta de lixo do município. O veículo simplesmente se partiu ao meio durante a realização do trabalho, colocando em risco a vida dos trabalhadores e até segurança do trânsito da cidade.
Esse é um exemplo que comprova a situação agravante que o Sismmar vem denunciando e cobrando uma solução para acabar com as más condições de locais de trabalho e a falta de equipamentos para os servidores públicos.
Tudo isso mostra a falta de planejamento da administração municipal e o descaso com a segurança dos trabalhadores."

Conversando com um dos fiscais da coleta na última sexta-feira, ele explicou que a sorte do motorista foi o acidente ter acontecido no aterro. Caso contrário, o risco era de esmagamento do funcionário. O caminhão era de 1993, e a manutenção era complicada. "Superficialmente é possível controlar o funcionamento, mas o chorume do lixo escorre para a parte interna do carro e vai corroendo", conta.

Chegando ao setor de coleta, o fiscal Luiz logo avisou: "Esse aí é o motorista do caminhão que quebrou". "Você é o premiado, então?", brinquei. A resposta, acompanhada com um sorriso tímido, foi breve. "Nasci de novo".

Fotos: Sismmar
Colaborou: Ana Luiza Verzola

Nenhum comentário:

Postar um comentário